domingo, 6 de abril de 2008

União da Coca-Cola com a Wal-Mart


Com investimento de R$ 3 milhões em três anos, Programa Estação de Reciclagem inaugura a união da indústria com o varejo num sistema de apoio a 50 cooperativas de catadores para reciclagem de resíduos .
São Paulo - O Wal-Mart Brasil e a Coca-Cola Brasil, por meio de seus institutos socioambientais, lançam hoje, em São Paulo, programa conjunto de coleta e reciclagem de resíduos. A Estação de Reciclagem representa um novo modelo para a preservação do meio ambiente, com a associação entre uma empresa varejista, o Wal-Mart, e um de seus fornecedores, a Coca-Cola Brasil, para promover a coleta e o correto processamento de resíduos sólidos. A iniciativa ajudará a aumentar o valor econômico dos materiais coletados, retornando-os à cadeia de produção e protegendo o meio ambiente, em um ciclo de sustentabilidade.
A Estação de Reciclagem vai instalar postos de coleta de metal, plástico, papel, vidro e óleo de cozinha em mais de 300 lojas da rede Wal-Mart em todo o Brasil até 2009. Esta parceria vai beneficiar diretamente 50 cooperativas e gerar renda para 2.500 catadores. O diferencial do programa é que, além da oportunidade de geração de renda, a Estação de Reciclagem vai oferecer capacitação profissional e treinamento às cooperativas, alem de melhorias em sua infra-estrutura de coleta e processamento de materiais.
O programa, inaugurado no hipermercado Wal-Mart Supercenter Pacaembu em conjunto com a Coca-Cola Brasil e apoio local da Femsa - seu fabricante autorizado na região, atesta o sucesso do projeto piloto iniciado no Paraná e marca o início da expansão para as demais bandeiras e praças em que a rede atua. Para garantir a infra-estrutura adequada, o Instituto Wal-Mart e o Instituto Coca-Cola Brasil fizeram um convênio com o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.
Ao CEMPRE cabe diagnosticar o grau de estrutura das cooperativas e recomendar as ações necessárias, de modo a garantir a formalidade nas suas operações.
Para desenvolver os coletores, o Programa Estação de Reciclagem contou com pesquisas dos dois Institutos. O resultado levou ao desenvolvimento de coletores como o de óleo de cozinha – inovação na área, uma vez que os coletores tradicionais não contemplam a reciclagem deste resíduo.
O Wal-Mart Brasil já implementa estações de reciclagem em suas lojas desde 2005, sempre com ações de apoio ao desenvolvimento das cooperativas parceiras. Em 2007, a empresa ampliou para 40 o número de estações de coleta e passou a separar também os resíduos de 38 lojas na Bahia, além de envolver todos os escritórios.
Um exemplo de sucesso desta iniciativa é a Cooperativa de Agentes Ecológicos de Canabrava, a CAEC, em Salvador, BA, apoiada pelo Instituto Wal-Mart entre 2006 e início de 2008. Com o trabalho desenvolvido, a cooperativa conquistou autonomia financeira e hoje gera renda para os cerca de 200 cooperados e outros 800 cadastrados, que fazem entregas esporádicas de material. A organização coleta material reciclável da operação de 38 lojas do Wal-Mart na capital baiana, além de resíduos levados por clientes a 24 estações de reciclagem.
A parceria firmada com a Coca-Cola Brasil possibilitará que histórias como esta se repitam, além de ampliar o trabalho para as demais lojas da rede. ”Mais do que reciclar o lixo, o cliente que usa nossas estações torna-se co-participante em uma ação de responsabilidade social, uma vez que a coleta do material é feita por catadores organizados em cooperativas que o Wal-Mart ajuda a desenvolver, permitindo que eles realizem seu trabalho de forma mais digna”, diz Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil.
A Estação de Reciclagem é uma parceria muito positiva para o Instituto Coca-Cola Brasil. Com a alavancagem proporcionada pelo Wal-Mart poderemos ampliar o escopo do nosso antigo programa “Reciclou, Ganhou” para não apenas apoiar as cooperativas, mas para oferecer centros de coleta aos consumidores mais proativos na defesa do meio ambiente. Os esforços na formação e capacitação de cooperativas de catadores também geram grande impacto positivo, tanto social quanto ambiental”, diz o presidente da Coca-Cola Brasil, Brian Smith.
O Brasil é o maior reciclador de alumínio no mundo, com um índice de 96%, e também se destaca com um dos maiores índices de reciclagem de PET, 51,3%, que vem apresentando um ritmo crescente. Este número deve crescer ainda mais devido a recente liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de utilizar a mistura de PET reciclado ao PET virgem nas embalagens de alimentos de produtos registrados na Agência, criando um novo mercado para a reciclagem. Há 5 anos, este índice era de 35%.
Com o modelo de capacitação contemplado no “Estação de Reciclagem”, a tendência é também de acelerar os índices de reciclagem. Isto porque uma cooperativa devidamente estruturada e com catadores capacitados tem um aumento na sua capacidade de coleta de 30%, segundo o Cempre, beneficiando não só o meio ambiente mas o próprio catador, que pode, assim, aumentar significativamente sua renda.
Wal-Mart Brasil - O Wal-Mart Brasil tem hoje 315 lojas em 17 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. São mais de 68 mil funcionários em hipermercados (Wal-Mart Supercenter, BIG e Hiper Bompreço), supermercados (Bompreço, Nacional, Mercadorama, Todo Dia), atacado (Maxxi) e clube de compras (SAM’S CLUB). O plano de expansão de 2008 prevê 36 novas lojas, com investimento de R$1,2 bilhão e geração de 7.000 novos postos de trabalho. O Instituto Wal-Mart, inaugurado em 2005, apóia hoje mais de 40 projetos em todo o País, atendendo mais de um milhão de pessoas em diversas iniciativas com foco em geração de renda, formação de jovens e valorização da cultura. Para 2008, o Instituto vai investir R$7 milhões em projetos sociais. Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 17 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente mais de 34 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu quase R$ 4 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos e está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha que mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil.

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