quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mundo Adidas!


Nenhuma marca simboliza mais a eficiência e competitividade alemã nos esportes que a Adidas. A marca surgiu quando Adolph Dassler e seu irmão, Rudolf, começaram um pequeno negócio, chamado Dassler Brother Shoe Factory, na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha, vendendo malas militares e calçados para sustentar a família.
Apaixonado por futebol, Adolph havia começado a fazer tênis para treinamento do esporte em 1920. Utilizava sua própria experiência e a ajuda de atletas e técnicos para desenvolver e projetar seus tênis. Os primeiros produtos foram calçados de atletismo e chuteiras, estilo botas, com travas. Rapidamente a reputação de seus produtos cresceu, sendo utilizados pela primeira vez na Olimpíada de 1928 em Amsterdã. Em 1932 a marca conquistou sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas com Arthur Jonath. Uma das maiores atuações de um atleta profissional deveu-se em boa parte aos esforços e trabalho de Adi Dassler. Jesse Owens usava equipamento Adidas durante sua magnífica apresentação nos Jogos Olimpicos de 1936, quando conquistou quatro medalhas de ouro. O ódio de Adolf Hitler foi tanto que, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, o ditador mandou confiscar a fábrica dos Dassler. Depois do conflito o controle voltou aos irmãos, que encontraram enormes dificuldades para manter o negócio. A matéria-prima era escassa e eles tiveram que recolher dos escombros da guerra a lona e a borracha usadas na fabricação de seus calçados.
Em 1937 a empresa produzia uma gama de 11 tipos diferentes de calçados para a prática esportiva, incluindo patins. Em 1948 os irmãos resolvem seguir caminhos distinto, Rudolf funda a Puma e Adolph a Adidas. A marca foi registrada somente em 18 de agosto de 1949. O nome Adidas deriva de “Adi”, apelido de um de seus fundadores, Adolph, e “Das” iniciais de seu sobrenome Dassler. Nesse mesmo ano criou a primeira chuteira de futebol, adotando as três listras nas laterais, surgindo assim um dos logotipos mais conhecidos do mundo.
Na década de 50 a marca ganhou grande projeção dentro da Alemanha, especialmente com a conquista da Copa do Mundo de 1954, onde a seleção alemã utilizava equipamentos Adidas. No ano de 1957 cria a primeira chuteira em couro de canguru e solas com ar. As três listras se popularizaram em 1962, quando foram aplicadas em calças e agasalhos fabricados pela empresa. Foi neste mesmo ano que a Adidas começou a desenvolver e produzir bolas de futebol. No ano de 1967 introduziu no mercado a primeira linha de roupas esportivas com as tradicionais três listras. Em 1970 a bola Telstar é utilizada como bola oficial de uma Copa do Mundo. Dois anos depois surge outro clássico, o tradicional chinelo da Adidas chamado Adilette. Na década de 90 a marca utilizou o famoso slogan “Forever Sport” para posicionar seus produtos perante o consumidor. Em 1995 lançou a chuteira PREDATOR que logo se tornou um grande sucesso no meio do futebol e um dos produtos de maior sucesso da poderosa marca alemã. Em 2003 foi lançada a campanha global com o slogan “Impossible is Nothing”.

O Logo TrefoilO logo da Adidas conhecido como “Trefoil” foi adotado e incorporado pela empresa em 1972 para diferenciar os produtos Adidas legítimos das imitações. Em 1996, a empresa decidiu utilizá-lo somente em produtos históricos e tradicionais como o Stan Smith, Rod Laver, o Warm-Up A-15 e T-Camisa clássica. A linha de equipamentos foi lançada em 1991. Esta linha de calçados e acessórios esportivos representa o mais original e funcional produto Adidas. Em janeiro 1996, as três listras foram incorporadas ao logo.

Curiosidade• Jaquetas, tênis, agasalhos e bolsas, produzidas entre as décadas de 20 e 80, compõem uma linha batizada de Originals, que se tornou carro-chefe da onda retrô e também uma verdadeira mina de ouro para a germânica Adidas. Já responde por cerca de 15% das receitas globais da empresa: US$ 7,5 bilhões. São peças decoradas com as indefectíveis três listras e o logotipo em forma de trevo.

Nenhum comentário: