quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pizza Hut uma empresa Mundializada!




A Pizza Hut, maior cadeia de pizzarias do mundo, é a principal responsável por dissiminar a pizza por quase todo planeta terra, criando um hábito de saboreá-la a qualquer hora do dia.
HistóriaA Pizza Hut foi fundada em 1958 na cidade de Wichita, no estado do Kansas, pelos irmãos Dan e Frank Caney, com US$ 600 emprestados de sua mãe. A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para somente 8 letras. A mulher de Dan então sugeriu a palavra “Hut” (cabana). O restaurante tinha capacidade para apenas 25 pessoas sentadas, por conta disso, na noite de inauguração, somente potenciais consumidores puderam degustar as pizzas.
No ano seguinte foi inaugurada a primeira unidade de franchise na cidade de Topeka, estado americano do Kansas. No ano de 1965 foi desenvolvido o famoso jingle “Put-Put to Pizza Hut” para veicular seu primeiro comercial televisivo. Em 1968 a Pizza Hut entra no mercado internacional, com a abertura da primeira loja no Canadá. No ano seguinte, 1 milhão de pessoas comiam a cada semana em uma das 310 lojas da Pizza Hut. O telhado de todas as lojas adota a cor vermelha. A Pizza Hut abre lojas na Austrália, México e Alemanha. Em 1972 se torna a número 1 em cadeia de restaurantes de pizza no mundo, em vendas e número de lojas. Em 1977 é lançada a pizza Super Supreme. Em 1980 a empresa lança a famosa Pan Pizza em todos os seus restaurantes. A Pizza Hut lança ações na bolsa de Nova York. Em 1985, os clientes da Pizza Hut passaram a contar com o serviço de Delivery, que até hoje oferece aos seus clientes a conveniência de saborear a pizza mais famosa do mundo em qualquer lugar.
A marca comemorou seus 30 anos de vida em 1988 com mais de 6 mil restaurantes abertos. Em 1989, um fato indicou a imensa popularidade da empresa, Barbara Bush encomenda pizzas para serem entregues na Casa Branca.


Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca Pizza Hut está avaliada em US$ 5.05 bilhões, ocupando a posição de número 55 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

Curiosidades:
• A loja de maior venda no mundo fica em Paris, seguido por Hong Kong e Moscou.
• A Pizza Hut vende aproximadamente 11,5 milhões de pizzas por dia, para mais de 4 milhões de consumidores.


• A Pizza Hut utiliza 3% de toda a produção de leite
dos Estados Unidos (equivalent
e à produção de 250.000 vacas), a cada ano, para a produção de queijo.


• A cada 14 horas uma nova loja Pizza Hut é inaugurada. A rede conta com aproximadamente 12.500 lojas.


Nenhum comentário: