sábado, 12 de abril de 2008

Análise das noticias !

Se pararmos para analisar as noticias chegaremos a conclusão que a maioria das empresas fazem acordos para utilizar de seu produto ou tecnologia conjunta com a outra empresa. Ao ver que a tecnologia necessária para desenvolver seu produto já existe, empresas se juntam em busca de lucro e, sem prejuízo uma vez que teria de desembolsar muito dinheiro para conseguir .
Grandes empresas, como é o caso da coca-cola , compram outras grandes e pequenas empresas para anular a concorrência e oferecer ao consumidor novas oportunidades de consumo, aumentando assim o seu lucro. No caso, a coca-cola comprou várias outras empresas tanto pequenas quanto grandes como a, Matte Leão, Schweppes, a Kapo e muitas outras. Também empresas para facilitar a produção de suas bebidas e baratear o custo delas como a: Energy Brands .Além de inovar a cada dia os seus produtos, fazendo com que hoje seja líder no mercado mundial de bebidas. Isso é aquisição. E outo exemplo é a Nike que desenvolveu muita tecnologia mas muitas vezes com outras empresas envolvidas. Fazendo acordos com a Apple a Nike desenvolveu Ipods personalizados entre outros produtos.

Grandes empresas são como bichos-papões que devoram qualquer tipo de tentativa de empresas menores tentarem entrar no seu mercado.
A Adidas também fez aquisições como a compra da rival americana Reebok por 3,1 bilhões de euros (R$ 8,919 bilhões). Para que oferecessem um portfolio de marcas globais para atender as necessidades dos consumidores de hoje e amanhã.

Outro exemplo no qual desenvolvemos foi a da Pizza Hut que para aumentar ainda mais suas ventas juntou-se com a Pepsi e com a empresa que fabrica o Doritos. Ou seja, fez um acordo que como todos visam o lucro. A Pizza Hut que começou com 600 dólares hoje gera mais de 19 bilhões de dólares por ano. Hoje já é uma mega-empresa que a cada dia cresce no mercado mundial de alimentos.

A Mc Donald’s utiliza o método de ‘franchising’ uma metodologia de expansão, um "casamento empresarial" entre o franqueador e o franqueado, onde ambos trabalham buscando o sucesso e lucro. Podemos definí-lo ainda como um sistema estratégico para distribuição de bens e serviços pelo qual uma empresa cede o direito de uso de seu nome, seu logotipo, experiência e tecnologia, mediante ao pagamento de taxas a um terceiro, que se torna um franqueado com determinados direitos e obrigações para com o detentor da marca.
Assim, a marca MCDONALD’S está avaliada em US$ 29.39 bilhões, ocupando a posição de número 8 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 108 no ranking da revista FORTUNE 500

Nenhum comentário: