quinta-feira, 5 de junho de 2008



Mercosul ( Mercado Comum do Sul)

O MERCOSUL é um bloco econômico criado em 1991, pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai baseado no Mercado Comum Europeu com o objetivo de reduzir ou eliminar impostos, proibições e restrições entre seus produtos. A integração entre os países membros permitiu implantação de um mercado comum, a partir desse momento formalizou o bloco que possui característica de uma União Aduaneira, na qual são praticadas tarifas de importação e exportação comuns, a livre circulação de mercadorias, capitais e serviços, salvo pessoas. Em 2004, os países chamados andinos como o Chile, Bolívia, Equador, Colômbia e Peru se associaram ao MERCOSUL. Abaixo, algumas notícias envolvendo este bloco :

Comentário: Essas notícias visam mostrar o andamento do MERCOSUL, que possui muitas dificuldades porém tenta se fortalecer cada vez mais, colocando em questão reuniões, preocupações, tensões, pretenções e e.t.c. O que se relaciona com o nosso assunto escolar que em parte, fala sobre esses blocos, seus objetivos preteções ( se estão sendo alcançadas ou não).

Abaixo mais notícias :

  • 07/05/2008: "Mercosul terá apoio da União Européia para desenvolver projetos de biotecnologias"

O Mercosul e a União Européia (EU) estão desenvolvendo um sistema de cooperação regional com o objetivo de promover o desenvolvimento da biotecnologia, visando a aumentar a competitividade do bloco sul-americano no mercado internacional. O programa foi concebido de forma a incrementar a geração de conhecimento em cadeias produtivas relevantes para os países do Mercosul e transferência de tecnologia da UE para os países do bloco, de forma integrada com empresas. As áreas escolhidas foram carne bovina, carne aviária, florestal e oleaginosas.

O Biotech busca promover o desenvolvimento da biotecnologia agroindustrial, ao apoiar a competitividade das produções regionais. O Biotech contará com recursos da ordem de 7,3 milhões de euros, sendo 1,3 milhões de euros o valor da contrapartida do Mercosul. A primeira convocatória disponibilizou 4 milhões de euros, distribuídos igualmente para cada uma das áreas.As prioridades, segundo Castro, são a sanidade animal das cadeias produtivas de carne bovina e avícola, com foco em tecnologias para diagnóstico da aftosa, da salmonella e da campylobacter (ambas bactérias que causam doenças em aves); a produção de biocombustíveis, principalmente o etanol, na área florestal; e as tecnologias para o combate à ferrugem da soja, no caso da área definida como oleaginosas.

Comentário:A notícia a cima é bastante interessante pois mostra uma sistema de cooperação entre o Mercosul e a União Européia, o que se relaciona com o nosso assunto abordado na aula de geografia , em que blocos regionais fazem acordos entre si para ambos se beneficiarem. Onde esse sistema de cooperação foi criado com o objetivo de ter uma plataforma de coordenação regional no âmbito do Mercosul, na área de biotecnologia, que vincule empresários, pesquisadores e governos e que permita a implementação de uma estratégia regional no setor das biotecnologias, facilitando a transferência de conhecimento; desenvolver projetos integrados; e aumentar as atividades de transferência de tecnologia do setor acadêmico para o setor produtivo. O que mostra que blocos regionais fazem acordos entre si para fortalecer seus países membros , no qual um bloco ajuda o outro em tal aspecto, visando interesses entre os dois.

Mais notícias:

  • Em 2002, o MERCOSUL foi afetado pela situação econômica da Argentina, o que levantou grandes rumores acerca de uma possível relação com os Estados Unidos a fim de fragilizá-lo. Em 2004, a Argentina passou a ter atitudes contrárias às estabelecidas e assinadas no acordo.

Comentário: Esse acontecimento fez com que a expansão do Mercosul fosse prejudicada e adiada. O que é interessante comentar, já que foi um grande obstáculo para um bloco que alcançou muito em um curto espaço de tempo.

Os conflitos comerciais entre Brasil e Argentina
As duas maiores economias do Mercosul enfrentam algumas dificuldades nas relações comerciais. A Argentina está impondo algumas barreiras no setor automobilístico e da linha branca ( geladeiras, micro-ondas, fogões ), pois a livre entrada dos produtos brasileiros está dificultando o crescimento destes setores na Argentina.
Na área agrícola também ocorrem dificuldades de integração, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsídios aos produtores de açúcar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preço muito competitivo, prejudicando o produtor e o comércio argentino.
Em 1999, o Brasil recorreu à OMC ( Organização Mundial do Comércio ), pois a Argentina estabeleceu barreiras aos tecidos de algodão e lã produzidos no Brasil. No mesmo ano, a Argentina começa a exigir selo de qualidade nos calçados vindos do Brasil. Esta medida visava prejudicar a entrada de calçados brasileiros no mercado argentino.Estas dificuldades estão sendo discutidas e os governos estão caminhando e negociando no sentido de superar barreiras e fazer com que o bloco econômico funcione plenamente.

Comentário:Impasses entre os membros dificultou o bom andamento do bloco, o que é interessante abordar neste trabalho, já que faz parte da organição do Mercado Comum do Sul . Espera-se que o Mercosul supere todas dificuldades e funcione plenamente possibilitando a entrada de novos parceiros da América do Sul. Esta integração econômica, bem sucedida, aumentaria o desenvolvimento econômico nos países membros, além de facilitar as relações comerciais entre o Mercosul e outros blocos econômicos, como o NAFTA e a União Européia. Economistas renomados afirmam que, muito em breve, dentro desta economia globalizada as relações comerciais não mais acontecerão entre países, mas sim entre blocos econômicos. Participar de um bloco econômico forte será de extrema importância para o Brasil.

  • Em 2005, a Venezuela buscou sua adesão ao acordo, mas teve que cumprir algumas exigências, como adotar a TEC – Tarifa Externa Comum.

Comentário:Esse acordo beneficiou as ligações comerciais e financeiras entre os países parceiros, já que houve implantação de indústrias filiais em países parceiros e ainda o grande crescimento turístico entre os mesmos. Assim fazendo com que a adesão da Venezuela tenha sido de grande importância.

  • O Brasil assumiu a liderança do bloco econômico e a Argentina assumiu a segunda colocação. O Brasil exporta, principalmente para os países parceiros, automóveis bem como suas peças de manutenção, bebidas, cigarros, café, açúcar, aparelhos eletrônicos, óleos e calçados.

Comentário: A notícia a cima é interessante por retratar a posição do nosso país diante do bloco e sua irmportância.

  • Apesar das considerações feitas ao MERCOSUL, apenas o Chile cresceu economicamente acima da média mundial. As duas potências do MERCOSUL, o Brasil e a Argentina cresceram menos que a média mundial.

Comentário:Podemos ver que mesmo crescendo com os beneficios do acordo, Brasil e Argentina, não ficaram acima da média mundial, como o Chile ficou por ser hoje um dos poucos países da América Latina a conviver, por longo período, com crescimento econômico e baixa taxa de inflação, sendo considerado um caso pragmático de sucesso econômico na região. O que mostra que temos que procurar crescer cada vez mais para alcançar nossas espectativas.

Cometário Geral :Concluimos então que o Mercosul, foi criado pela necessidade de fortalecer os países membros diante do mercado internacional. Que os verdadeiros pré-requisitos de sustentação e aprofundamento dele, recaem sobre a manutenção da democracia, a estabilização da economia e abertura a uma sociedade internacional cada vez mais globalizada, nos quatro países membros. Sem estes três elementos, simplesmente não há possibilidade de manobra. Que ele faz acordos com outros blocos econômicos para atender interesses de ambos, e possui uma forte organização que apesar dos impasses tenta cada vez mais funcionar plenamente com objetividade. Além de que tem gerado em seus países uma grande expansão da circulação do comércio, tecnologia e investimentos, num círculo virtuoso que é conhecido e reconhecido em todo o mundo.

Paula Morais 8° A

Nenhum comentário: