segunda-feira, 31 de março de 2008

Nike uma empresa globalizada !


“If you have a body, you are an athlete”. Pode parecer um exagero, mas não é. É verdade. Mesmo você, que não faz exercício físico, sabe disso. Já se você faz qualquer atividade física, sabe melhor do que ninguém que a afirmação é rigorosamente verdadeira. Seja como for, mais que uma simples frase, ela é a síntese da missão da NIKE que há mais de 30 anos produzia tênis e hoje fabrica desejos. Quem os compra, leva de brinde todo um ideal de vitória. Mesmo que não ganhe uma medalha sequer, em qualquer competição esportiva. A ideia de que será um vencedor torna-o determinado a comprar o produto.Tênis e uma centena de outros produtos são apenas um disfarce. Seu logotipo, que não carrega mais o nome da empresa há anos, dispensa explicações. Talvez seja a mais contundente e representativa síntese gráfica de uma marca. Nenhuma outra marca ligada aos esportes voou tão alto, nas asas de sua originalidade e relação com seus consumidores. O slogan “Just do it” passa idéia de simplicidade. Mas não é tão fácil assim inovar e se manter no topo por tanto tempo. No entanto, é o que a NIKE faz. E há décadas. NIKE é um mito que patrocina mitos.
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NIKE está avaliada em US$ 12 bilhões, ocupando a posição de número 29 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 18 no ranking das marca mais influentes do mundo.Por ano a NIKE desembolsa US$ 1.6 bilhões, que corresponde a 10% de seu faturamento anual, em publicidade e contratação de atletas renomados como garotos-propaganda.A sede mundial da NIKE, conhecida como World’s Headquarters , está localizada em Beaverton, uma pequena cidade localizada no estado de Oregon, no Condado de Washington.
Terminou uma greve em fábrica da Nike no Vietname.A maioria dos 21 mil trabalhadores reivindicavam um aumento salarial de 20 por cento, para fazer face à inflação, que aumentou mais de 16 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo do ano anterior.Um representante sindical informou que os trabalhadores decidiram aceitar o aumento proposto pela empresa: um aumento de 6,2 dólares mensais, ou seja, metade do que tinham pedido.Um aumento de tostões, sobretudo se tivermos em conta os milhões que a Nike factura todos os anos. Em 2004, registou lucros de 7,1 mil milhões de euros, que subiram, em 2007, para 10,5 mil milhões de euros.O salário médio mensal nesta unidade fabril é de 59 dólares, 14 por cento acima do salário mínimo em vigor no Vietname.A Nike informou que a fábrica vai permanecer fechada até a adminsitração ter a certeza de que todos os trabalhadores aceitam o acordo.Em Novembro passado, a Nike enfrentou um protesto semelhante numa fábrica na Coreia do Sul.

Nenhum comentário: