segunda-feira, 31 de março de 2008

Coca-cola uma empresa mundial!

A invenção de um líquido em uma tarde de verão no ano de 1886 viria a se tornar parte da história do mundo e das civilizações. Imagine uma marca que esteja em todos os lugares do planeta. Uma marca que 99,9% da população mundial conheça. Que dificilmente alguém nunca comprou. A COCA-COLA tem consumidores do Tocantins ao Timor Leste. No mais remoto local deste planeta, você será capaz de achar uma. Além disso, pode ser encontrada desde o mais requintado ambiente até o mais simples estabelecimento comercial. Esta é a marca COCA-COLA!


Hoje, mais de 900 milhões de garrafas ou 1.4 bilhões de copos do refrigerante são vendidas diariamente em mais de 200 países. Somente nos Estados Unidos são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de COCA-COLA por segundo. O Brasil representa o terceiro maior volume de vendas para a COCA-COLA, atrás dos Estados Unidos e do México. A COCA-COLA é a bebida mais vendida na maioria dos países, mas não em todos. Lugares como a Escócia, onde a bebida local Irn Bru é a líder em vendas, e em Québec e Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, onde a Pepsi é a líder do mercado, fogem dessa regra. A COCA-COLA também é menos popular em países do Oriente Médio e Ásia, como os territórios palestinos e a Índia, na maioria devido ao se
ntimento antiocidenta

-Você sabia?
● Suas vendas cresceram de nove copos por dia em 1886 para 1.4 bilhão de copos/dia em 2007.
● Em 1998, um estudo realizado no Reino Unido revelou que as pessoas confiavam mais na marca COCA-COLA do que na Família Real.

Maior fabricante do mundo de refrigerante quer avançar no mercado de água enriquecida ao comprar empresa por 4,1 bilhão de dólares

A Coca-Cola anunciou o maior negócio em toda a sua história de 115 anos: a aquisição da Energy Brands, empresa que detém cerca de 30% do mercado americano de água com sabor, por 4,1 bilhões de dólares em dinheiro. A aquisição estreitará a diferença da companhia para a Pepsi nas vendas de não-carbonatados.

"A compra representa um passo rumo a um crescimento sustentado na América do Norte, nosso mercado doméstico", afirmou o CEO da Coca, Neville Isdell.

O negócio anunciado hoje supera a maior aquisição já realizada pela Coca, a da engarrafadora Philipines. Finalizada em fevereiro, a compra de 65% do capital da empresa custou 590 milhões de dólares à maior fabricante de refrigerantes do mundo.

Na esteira do fenômeno mundial de fusões e aquisições, a Coca-Cola comprou a Leão Júnior S/A, empresa líder no mercado nacional de chás e com sede em Curitiba

Na avaliação da Coca-Cola, a operação proporcionará um incremento nas opções de bebidas que a empresa oferece aos seus consumidores, com um total de 100 produtos. A Coca-Cola Brasil atua nos segmentos de bebidas não-alcoólicas, incluindo chás gelados, mate, sucos, águas, refrigerantes, isotônicos, lácteos e energéticos.

“Com a aquisição da Leão Júnior, aumentamos o portfólio de produtos de altíssima qualidade que disponibilizamos aos nossos consumidores, oferecendo a eles diversas opções de escolha de acordo com o seu momento de consumo e o seu estilo de vida. Além disso, essa aquisição possibilita sinergias com as atuais operações do Sistema Coca-Cola Brasil. Acreditamos muito na continuidade do crescimento de segmentos de bebidas não-alcoólicas no País, e nos manteremos atentos a novas oportunidades para atender e superar as expectativas dos nossos consumidores”, afirmou o presidente da Coca-Cola Brasil, Brian Smith, na nota divulgada pela empresa.

O chamado “Sistema Coca-Cola Brasil” engloba 17 grupos fabricantes brasileiros, empregando diretamente mais de 31 mil funcionários. A empresa não divulga o faturamento no País, mas informa que as compras de produtos e serviços no Brasil somaram R$ 3,5 bilhões e recolheu R$ 2,6 bilhões em impostos no País.

Fabricantes investem em tecnologia, expansão e na fabricação

de novos produtos, com crescimento de dois dígitos no terceiro trimestre deste ano

AEmpresa hoje possui mais de 400 marcas em todo mundo entre refrigerantes, águas, sucos,
energéticos, isotônicos, chás entre outros. Investiu em pratriocinio de jogos olímpicos , Copa do mundo
expansão da fábrica de Linhares, responsável pela produção de sucos, néctares e isotônicos.
O investimento, de R$ 32 milhões, já estava previsto desde a aquisição da Sucos Mais pela Coca-Cola, em agosto de 2005. A Coca-Cola Brasil associou as marcas Sucos Mais e Minute Maid, marca líder mundial no segmento de sucos pertencente à The Coca-Cola Company. A criação da Minute Maid
Mais alinhou ainda mais o portfólio brasileiro ao padrão internacional e permitiu maior sinergia com outros países e economia de escala em promoções e marketing. A Coca-Cola aposta nesta idéia com o lançamento de um novo produto: Aquarius, uma água com sabor leve e suave, nas versões Lemon e Orange. Outra estréia da Coca-Cola Brasil foi no segmento de bebidas lácteas, lançando Kapo ChocolateSchweppes é o refrigerante mais antigo do mundo e foi lançado pela Coca-Cola na versão light, nos sabores Tônica e Citrus.
Outro produto lançado pela Coca-Cola que segue a linha da dieta equilibrada é o Kuat Zero, primeira marca com o conceito “zero de açúcar” no segmento guaraná
A empresa coca-cola também possui responsabilidade social e dá ênfase a programas nas áreas da educação,vida saudável, meio ambiente e muitos outros

Alguns investimentos:








Nike uma empresa globalizada !


“If you have a body, you are an athlete”. Pode parecer um exagero, mas não é. É verdade. Mesmo você, que não faz exercício físico, sabe disso. Já se você faz qualquer atividade física, sabe melhor do que ninguém que a afirmação é rigorosamente verdadeira. Seja como for, mais que uma simples frase, ela é a síntese da missão da NIKE que há mais de 30 anos produzia tênis e hoje fabrica desejos. Quem os compra, leva de brinde todo um ideal de vitória. Mesmo que não ganhe uma medalha sequer, em qualquer competição esportiva. A ideia de que será um vencedor torna-o determinado a comprar o produto.Tênis e uma centena de outros produtos são apenas um disfarce. Seu logotipo, que não carrega mais o nome da empresa há anos, dispensa explicações. Talvez seja a mais contundente e representativa síntese gráfica de uma marca. Nenhuma outra marca ligada aos esportes voou tão alto, nas asas de sua originalidade e relação com seus consumidores. O slogan “Just do it” passa idéia de simplicidade. Mas não é tão fácil assim inovar e se manter no topo por tanto tempo. No entanto, é o que a NIKE faz. E há décadas. NIKE é um mito que patrocina mitos.
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NIKE está avaliada em US$ 12 bilhões, ocupando a posição de número 29 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 18 no ranking das marca mais influentes do mundo.Por ano a NIKE desembolsa US$ 1.6 bilhões, que corresponde a 10% de seu faturamento anual, em publicidade e contratação de atletas renomados como garotos-propaganda.A sede mundial da NIKE, conhecida como World’s Headquarters , está localizada em Beaverton, uma pequena cidade localizada no estado de Oregon, no Condado de Washington.
Terminou uma greve em fábrica da Nike no Vietname.A maioria dos 21 mil trabalhadores reivindicavam um aumento salarial de 20 por cento, para fazer face à inflação, que aumentou mais de 16 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo do ano anterior.Um representante sindical informou que os trabalhadores decidiram aceitar o aumento proposto pela empresa: um aumento de 6,2 dólares mensais, ou seja, metade do que tinham pedido.Um aumento de tostões, sobretudo se tivermos em conta os milhões que a Nike factura todos os anos. Em 2004, registou lucros de 7,1 mil milhões de euros, que subiram, em 2007, para 10,5 mil milhões de euros.O salário médio mensal nesta unidade fabril é de 59 dólares, 14 por cento acima do salário mínimo em vigor no Vietname.A Nike informou que a fábrica vai permanecer fechada até a adminsitração ter a certeza de que todos os trabalhadores aceitam o acordo.Em Novembro passado, a Nike enfrentou um protesto semelhante numa fábrica na Coreia do Sul.